Com entrada gratuita, Mercado EnoCriativo acontece nos dias 09 e 10 de dezembro no Museu da Casa Brasileira e reunirá pequenos produtores de vinhos e espumantes brasileiros e jovens empreendedores criativos de design, moda, arte e gastronomia. A degustação de vinhos e espumantes contará com mais de 150 rótulos com ingressos a preços acessíveis. 

Com mais de 213 empreendedores inscritos na chamada para expositores do Mercado EnoCriativo e após uma semana do anúncio dos empreendedores selecionados, a primeira edição da feira de degustação e criatividade idealizada pela ProjectHub e pela Casa Vitis, com o apoio do IdeaFixa e patrocínio do IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho já está com 70% das vagas para expositores esgotados.

Ao todo, serão 64 expositores de produtos criativos, além de 15 expositores de vinhos e espumantes. Além disso, 6 foodtrucks e 12 espaços de produtos artesanais irão compor o Mercado EnoCriativo que espera receber 8000 pessoas na véspera de Natal e atrair um público qualificado interessado em degustar vinhos e espumantes e descobrir novidades incríveis para a temporada de compras do Natal.

“Estamos orgulhosos com a qualidade e a criatividade dos expositores confirmados até agora. Realmente, o Mercado EnoCriativo conseguiu atrair o que há de melhor na economia criativa brasileira e temos certeza que o público visitante ficará muito satisfeito com a experiência.”, afirmam os organizadores Lucas Foster e Larissa Fin.

Simultaneamente à feira de produtos, acontecerá a feira de degustação de vinhos e espumantes de 15 vinícolas de pequenos produtores brasileiros, selecionadas pela

Casa Vitis. Os ingressos custam a partir de R$ 50,00, dão direito a uma taça para o evento e a oportunidade de degustar todos os rótulos expostos, além de descontos especiais juntos aos expositores.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para reunir marcas e trabalhos exclusivos, criativos e sustentáveis. Ficamos felizes em criar mais um canal direto de relacionamento dos empreendedores com seus clientes e fãs”, explica Lucas Foster, um dos idealizadores do Mercado EnoCriativo e fundador da ProjectHub.

“Queremos reforçar a importância de valorizar o pequeno empreendedor, mostrando aos consumidores que comprar do pequeno faz toda a diferença, ainda mais em uma época tão especial. O Natal é uma época para rever conceitos e dar valor para produtos genuinamente brasileiros”, afirma Larissa Fin, fundadora da CasaVitis e uma das idealizadoras do evento. “Se existe uma razão para acreditar em um futuro melhor é por causa dos empreendedores criativos. Afinal, enquanto o PIB brasileiro encolhia 7,2% em sua mais profunda recessão, os profissionais da economia criativa geravam uma riqueza de R$155,6 bilhões para o país, segundo os dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro”, completa Lucas.

“O MCB, único museu do país voltado ao design e à arquitetura, valoriza iniciativas como o Mercado EnoCriativo, que cria oportunidade de acesso aos pequenos produtores. Já incluímos em nossa programação outras feiras do gênero, que incentivam a produção artesanal e os empreendedores da economia criativa brasileira”, observa Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu.